Axio News Logo

Reservas de Petróleo no Paquistão Crescem 23% com Novas Descobertas

Publicado em: 18/04/2025 09:44 | Categoria: Commodities

O Paquistão registrou um aumento significativo em suas reservas domésticas de petróleo pela primeira vez desde 2020. As novas descobertas e a maior produção resultaram em um aumento anual de 23% nas reservas, totalizando 238 milhões de barris em dezembro de 2024.

Os campos que mais contribuíram para esse crescimento incluem Pasakhi/Pasakhi North East, Rajian, Kunar, Sono, Thora, Jhandial e Lashari Centre, de acordo com um relatório da Arif Habib Limited citado pela mídia paquistanesa.

Enquanto isso, as reservas de gás natural permaneceram estáveis em comparação com 2023. Apesar do aumento nas reservas de petróleo, o Paquistão ainda depende de importações para atender à demanda. Em 2024, as importações de petróleo bruto foram, em média, de 137 mil barris por dia, principalmente de exportadores do Oriente Médio, como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

O país está considerando importar petróleo dos Estados Unidos pela primeira vez, buscando equilibrar sua balança comercial com os americanos e evitar tarifas elevadas sobre seus produtos exportados. Petróleo bruto é um dos itens avaliados para compra.

Além disso, o Paquistão firmou recentemente um acordo com a Turquia para explorar e desenvolver recursos de petróleo e gás offshore. A Turkish Petroleum Corporation (TPAO) e três empresas nacionais paquistanesas farão propostas conjuntas em uma licitação de 40 blocos offshore neste ano. O ministro da Energia turco, Alparslan Bayraktar, destacou que essa parceria reforça a segurança energética regional.

Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Espaço para Anúncio 1
Espaço para Anúncio 2