Exército Britânico testa arma de micro-ondas contra enxames de drones
Publicado em: 17/04/2025 23:10 | Categoria: Tecnologia e Inovação
O Exército Britânico realizou testes bem-sucedidos com o 'RapidDestroyer', um novo tipo de arma que utiliza micro-ondas de alta frequência para desativar componentes eletrônicos críticos de drones, fazendo com que eles caiam. Durante os testes no País de Gales, a arma foi capaz de neutralizar dois enxames de oito drones em uma única operação e, no total, mais de 100 drones foram rastreados, engajados e derrotados.
A arma pode ser usada em zonas de guerra, como na Ucrânia, onde drones têm sido amplamente empregados no campo de batalha. Segundo estimativas da inteligência de defesa do Reino Unido, a Ucrânia enfrentou mais de 18.000 ataques de drones russos no último ano. O sistema também oferece uma alternativa econômica aos sistemas de defesa baseados em mísseis, custando apenas £0,10 (€0,12) por disparo, com alcance máximo de 1km.
O RapidDestroyer, transportado por caminhões, faz parte de um esforço maior do Reino Unido para desenvolver armas de energia direta, incluindo o DragonFire, que utiliza lasers de alta potência contra alvos aéreos. Essas iniciativas ocorrem em meio a um aumento nos investimentos em tecnologia de defesa na Europa, com o plano 'ReArm Europe', que busca mobilizar até £683 bilhões (€800 bilhões) até 2029. O governo britânico também prometeu elevar os gastos com defesa para 2,5% do PIB, direcionando pelo menos 10% do orçamento para tecnologias inovadoras.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.