Empresário critica recomendações do BIS sobre criptomoedas e DeFi
Publicado em: 20/04/2025 02:12 | Categoria: Criptomoedas
O Banco de Compensações Internacionais (BIS) está enfrentando fortes críticas por suas recomendações de isolamento dos mercados de criptomoedas e suas análises sobre finanças descentralizadas (DeFi) e stablecoins. O presidente de uma firma de investimentos em blockchain classificou as propostas como "perigosas" para o sistema financeiro global.
Em uma publicação no dia 19 de abril, o executivo afirmou que as conclusões do BIS, divulgadas em um relatório recente, são "desinformadas" e baseadas em "medo, arrogância ou ignorância". O relatório do BIS, publicado no dia 15 de abril, defende uma abordagem de "contenção" para separar o mercado cripto do sistema financeiro tradicional e da economia em geral.
Ele rebateu a ideia de contenção, alertando que tal estratégia poderia expor o sistema financeiro tradicional a riscos de liquidez em larga escala, especialmente considerando que os mercados de criptomoedas operam 24/7, enquanto os mercados tradicionais possuem horários limitados de negociação.
O relatório do BIS também aponta preocupações com a proteção de investidores e os desafios regulatórios apresentados pelo DeFi. No entanto, o empresário argumentou que o DeFi oferece melhorias significativas em relação às "opacidades" do sistema financeiro tradicional. Ele ainda destacou que a anonimidade dos desenvolvedores de DeFi, criticada pelo BIS, não é diferente da falta de divulgação dos desenvolvedores de muitas empresas do setor financeiro tradicional.
Quanto às stablecoins, o relatório do BIS alertou para o risco de instabilidade macroeconômica em países como Venezuela e Zimbábue. O executivo contestou, dizendo que, se as stablecoins em dólar ajudam a melhorar a vida de pessoas no mundo em desenvolvimento, isso deveria ser visto como algo positivo.
As críticas ao relatório também vieram de outros nomes da indústria cripto, que classificaram as recomendações do BIS como ultrapassadas e desconectadas das tecnologias emergentes.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.