Trump indica relutância em aumentar tarifas sobre a China
Publicado em: 17/04/2025 19:51 | Categoria: Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que hesita em continuar elevando as tarifas sobre a China, alegando que isso poderia prejudicar o comércio entre os dois países. Durante uma entrevista no Salão Oval, Trump mencionou que autoridades chinesas, supostamente representando o presidente Xi Jinping, buscaram iniciar negociações, mas evitou responder se os dois líderes haviam mantido contato direto.
“Tenho um relacionamento muito bom com o presidente Xi, e acho que isso vai continuar. Eles entraram em contato várias vezes”, afirmou Trump. Quando questionado sobre a natureza desse contato, ele sugeriu que altos escalões do governo chinês agiram com o conhecimento direto de Xi Jinping.
Os Estados Unidos e a China têm imposto tarifas cada vez maiores um ao outro em meio a um conflito econômico. Atualmente, os EUA aplicam tarifas que somam 145% sobre produtos chineses, enquanto a China retaliou com tarifas de 125% sobre produtos norte-americanos. Apesar disso, Trump sinalizou que pode evitar novos aumentos e até considerar uma redução, dizendo que tarifas altas demais poderiam desestimular o comércio.
“Talvez eu queira diminuir, porque, você sabe, você quer que as pessoas comprem”, disse ele. Mesmo assim, ambos os países mantêm posições firmes, com os EUA exigindo que a China tome a iniciativa nas negociações e Pequim alegando falta de clareza nas exigências norte-americanas.
Trump também mencionou a venda dos ativos da TikTok nos EUA como parte de possíveis concessões comerciais. Ele afirmou que as negociações sobre o TikTok estão em andamento, mas dependem da aprovação chinesa. “Acho que vamos gastar cinco minutos para falar sobre o TikTok. Não levaria muito tempo”, comentou Trump.
O presidente já havia sugerido anteriormente que as tarifas poderiam influenciar as negociações relacionadas à plataforma de compartilhamento de vídeos, atualmente controlada pela empresa chinesa ByteDance.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.