Google perde segunda ação antitruste e pode mudar o mercado de publicidade
Publicado em: 17/04/2025 20:51 | Categoria: Mercado de Ações
O ex-chefe da divisão antitruste do Departamento de Justiça dos EUA, Jonathan Kanter, falou na quinta-feira sobre as implicações da decisão judicial que declarou a Google culpada por práticas monopolistas no mercado de publicidade online. Esta é a segunda derrota da empresa em ações antitruste em menos de um ano.
Kanter destacou que as soluções para este caso e o relacionado à busca online serão focadas no futuro. Ele apontou que a estrutura para vender publicidade com base em inteligência artificial será essencial para formular os próximos passos das decisões judiciais. Além disso, Kanter prevê novas possibilidades para que empresas monetizem a tecnologia de IA sem depender da Google.
A decisão judicial, que afirma que a Google domina ilegalmente os mercados de publicidade online, é resultado de uma ação iniciada em 2023, quando o Departamento de Justiça acusou a empresa de violar leis antitruste. Kanter afirmou que essas práticas prejudicaram todo o ecossistema publicitário, incluindo veículos de notícias e criadores de conteúdo, que foram "superfaturados e mal pagos".
Em resposta, Lee-Anne Mulholland, vice-presidente de assuntos regulatórios da Google, afirmou que a empresa discorda parcialmente da decisão judicial. "Os editores têm muitas opções e escolhem a Google porque nossas ferramentas de tecnologia publicitária são simples, acessíveis e eficazes", disse em comunicado.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.