República Tcheca encerra dependência de petróleo russo após 60 anos
Publicado em: 17/04/2025 10:36 | Categoria: Commodities
A República Tcheca encerrou uma dependência de seis décadas do petróleo russo após a conclusão de melhorias na capacidade do oleoduto vindo do oeste. Pela primeira vez na história, o país está completamente independente do fornecimento de petróleo via o oleoduto Druzhba, que transporta petróleo russo para a Europa Central.
O oleoduto Druzhba tem ramificações que abastecem diversos países da Europa, mas a República Tcheca decidiu, em 2022, se desvincular desse fornecimento e iniciou o projeto TAL PLUS, uma expansão do oleoduto Trans Alpine (TAL), que conecta o porto italiano de Trieste à Europa Central.
Com as atualizações no oleoduto TAL, o país passou a receber petróleo de fontes ocidentais. O primeiro lote desse fornecimento já chegou ao depósito central de petróleo da República Tcheca, segundo o primeiro-ministro Petr Fiala. Ele destacou que, pela primeira vez, o país é totalmente abastecido por rotas ocidentais e sem dependência da Rússia.
O operador tcheco de oleodutos MERO será responsável por transportar o petróleo para a refinaria de Litvinov, administrada pela Orlen Unipetrol, uma das duas principais instalações de processamento do país, conforme declarou Jaroslav Pantucek, diretor executivo da MERO.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.