FIFPRO denuncia negligência após morte de jogador na Nigéria
Publicado em: 17/04/2025 21:50 | Categoria: Mercados Emergentes
A FIFPRO, sindicato mundial de jogadores, denunciou a Federação Nigeriana de Futebol (NFF), a Liga de Futebol Profissional da Nigéria (NPFL) e o clube Nasarawa United FC pela morte do jogador Chineme Martins, que faleceu aos 23 anos após desmaiar durante uma partida em março de 2020.
Segundo a FIFPRO, o Tribunal Nacional do Trabalho da Nigéria determinou que o clube violou seu dever de cuidado com o jogador e ordenou que a família de Martins fosse indenizada. A decisão também responsabilizou a federação, a liga e o comissário da partida por não garantirem que o clube cumprisse as regulamentações necessárias.
Um relatório da NFF revelou que não havia médico ou fisioterapeuta presente durante o jogo e que o estádio não contava com uma ambulância funcional no momento do colapso de Martins. Além disso, o tribunal classificou como "repreensível" o fato de Martins ter jogado sem passar por exames médicos completos, incluindo um ecocardiograma, durante suas três temporadas no clube.
A FIFPRO informou que seus advogados ajudaram a família do jogador a buscar justiça por negligência. O irmão de Martins, Michael, declarou esperar que medidas médicas adequadas sejam implementadas para proteger os jogadores de futebol na Nigéria e evitar tragédias similares.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.