Reino Unido acelera conexões de energia limpa com novas reformas
Publicado em: 16/04/2025 16:05 | Categoria: Commodities
O governo do Reino Unido anunciou reformas destinadas a impulsionar o crescimento econômico e atrair investimentos globais em energia limpa, simplificando o processo de conexão à rede elétrica e priorizando projetos estratégicos. O plano inclui a exclusão de 'projetos zumbis' que atrasam a fila de conexões e a economia de £5 bilhões em conexões desnecessárias, reduzindo custos para os consumidores.
Indústrias como data centers, inteligência artificial (IA), energia eólica e solar terão prioridade nas conexões à rede, com o objetivo de reduzir tempos de espera que atualmente chegam a até 15 anos. Desde julho, foram anunciados £43,7 bilhões em investimentos privados no setor de energia limpa no país.
A operadora do sistema nacional de energia (NESO), em parceria com o Departamento de Segurança Energética e Zero Emissões Líquidas (DESNZ) e a reguladora Ofgem, elaborou o plano que será oficializado em breve. Segundo o governo, projetos que não estejam prontos ou alinhados com os planos estratégicos serão despriorizados.
As mudanças foram elogiadas por líderes do setor, que destacaram o impacto positivo na aceleração de conexões para fontes de energia renovável e no impulso à economia. Autoridades afirmaram que as reformas irão cortar burocracia, eliminar 'projetos zumbis' e oferecer maior segurança para investidores globais no setor de energia limpa no Reino Unido.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.