Axio News Logo

Exportações de petróleo do Iraque caem 3% no início de 2025

Publicado em: 18/04/2025 13:47 | Categoria: Commodities

As exportações de petróleo bruto e derivados do Iraque caíram 110 mil barris por dia (bpd) em relação ao ano anterior, totalizando 3,7 milhões de bpd no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da Energy Research Unit.

Essa queda de 3% ocorre enquanto o país, o segundo maior produtor da OPEP, segue restringindo sua produção como parte dos acordos da OPEP+. Apesar disso, o Iraque ainda não cumpriu sua cota de produção e tem produzido acima do limite estipulado há anos, junto com países como Cazaquistão e Rússia.

A produção de petróleo bruto do Iraque também caiu no período, estimada em 3,99 milhões de bpd, uma redução em relação aos 4,22 milhões de bpd registrados no primeiro trimestre de 2024.

A OPEP anunciou que os países da OPEP+ que excederam suas cotas deverão compensar 4,57 milhões de bpd de produção excedente até junho de 2026. O Iraque, que precisa compensar 1,934 milhão de bpd, planeja cortes mensais de 120 mil a 140 mil bpd até essa data.

No próximo mês, o Iraque pretende reduzir suas exportações de petróleo em cerca de 100 mil bpd, totalizando 3,2 milhões de bpd, segundo uma fonte oficial citada pela Bloomberg. O país e o Cazaquistão enfrentam pressão dos outros membros da OPEP+ para cumprir os cortes de produção acordados.

Desde o primeiro acordo da OPEP+ em 2016, alguns membros têm enfrentado dificuldades em respeitar os limites de produção, comprometendo a eficácia das medidas e gerando incerteza sobre a oferta real do grupo no mercado.

Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Espaço para Anúncio 1
Espaço para Anúncio 2