Startup Paebbl inaugura planta pioneira de captura de carbono em Rotterdam
Publicado em: 17/04/2025 23:10 | Categoria: Tecnologia e Inovação
A startup Paebbl abriu sua primeira planta demonstrativa em Rotterdam, considerada a maior instalação do mundo capaz de mineralizar CO2 de forma contínua. A tecnologia da empresa acelera artificialmente o processo natural de mineralização de carbono, transformando CO2 em um pó de carbonato de magnésio rico em silício, que pode substituir aditivos como a cal em materiais de construção.
O projeto foi concluído em tempo recorde com o apoio de empresas de engenharia holandesas, Spie e Vicoma, e recebeu financiamento da agência holandesa RVO. Fundada em 2021, a Paebbl busca integrar materiais de alto desempenho com impacto climático em larga escala.
Em outubro, a empresa captou US$ 25 milhões de investidores como Amazon e Holcim, totalizando US$ 38 milhões levantados. A startup planeja construir uma planta comercial até 2027, focando em regiões com alta demanda por materiais de construção, suprimento de CO2 e rocha olivina, além de acesso a energia renovável. A meta é disponibilizar 1 milhão de toneladas de seu produto até 2030, gerando receita com a venda do pó e créditos de remoção de carbono para empresas que desejam compensar suas emissões.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.