Novo Plano de Perfuração Offshore dos EUA Anuncia Mudanças Estratégicas
Publicado em: 18/04/2025 14:31 | Categoria: Commodities
O governo dos Estados Unidos deu início a um novo capítulo na exploração de petróleo e gás offshore. Na sexta-feira, o secretário do Interior, Doug Burgum, lançou o processo para o 11º Programa Nacional de Arrendamento de Petróleo e Gás da Plataforma Continental Externa (OCS). Este programa definirá, ao longo dos próximos anos, onde e quando será permitida a perfuração offshore no país.
O primeiro passo é um Pedido de Informações (RFI) emitido pelo Escritório de Gestão de Energia Oceânica (BOEM), que abriu um período de 45 dias para comentários públicos. Grandes empresas de petróleo, grupos ambientalistas e outros interessados devem participar ativamente das discussões.
Burgum afirmou que a política de "dominância energética" volta a ser uma prioridade, destacando a inclusão de uma nova área de planejamento chamada "High Arctic" no Alasca, a 27ª região sob supervisão do BOEM. Além disso, as fronteiras de áreas já existentes foram atualizadas.
Atualmente, o BOEM administra 2.227 contratos de arrendamento offshore, dos quais 469 estão em operação. Apenas no ano fiscal de 2024, esses projetos geraram US$ 7 bilhões em receitas e representaram cerca de 14% da produção de petróleo dos EUA.
O plano vigente para 2024-2029 prevê apenas três leilões de arrendamento, todos no Golfo dos EUA. O novo programa pode expandir significativamente essas operações, embora nenhuma área específica tenha sido definida até agora. A iniciativa reflete políticas energéticas mais alinhadas ao governo Trump, com foco em combustíveis fósseis e estratégias econômicas, enquanto debates climáticos tomam um papel secundário neste cenário.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.