Axio News Logo

Centro de Engajamento Global é fechado pelo governo Trump

Publicado em: 16/04/2025 19:30 | Categoria: Tecnologia e Inovação

O governo Trump anunciou o fechamento do Centro de Engajamento Global (GEC), uma unidade do Departamento de Estado criada para combater campanhas de propaganda da Rússia e da China. O movimento vem acompanhado de promessas de uma investigação mais ampla sobre alegações de censura durante as administrações de Biden e Trump.

O secretário de Estado Marco Rubio descreveu a decisão como "um passo crucial para cumprir a promessa do presidente de libertar a fala americana". Por outro lado, críticos afirmam que o encerramento do GEC é parte de uma estratégia maior para retirar os Estados Unidos de disputas globais sobre ideias e informações.

Em outro esforço relacionado, a procuradora-geral Pam Bondi desmantelou uma força-tarefa do Departamento de Justiça que investigava influência estrangeira secreta, além de reduzir drasticamente a aplicação de leis contra propaganda de regimes estrangeiros. A administração Trump também enfraqueceu a agência responsável por veículos como Voice of America e Radio Free Europe, que promoviam notícias e a liberdade de imprensa em regiões carentes de informação confiável, alcançando 420 milhões de pessoas semanalmente em 63 idiomas.

O GEC, criado inicialmente para monitorar mensagens de grupos militantes durante a guerra ao terror, expandiu suas atividades ao longo das administrações Obama, Trump e Biden. Com um orçamento de US$ 60 milhões e uma equipe de 120 pessoas, o centro revelou operações de desinformação promovidas por estados como a China e a Rússia. Entre seus esforços, destacou programas de influência chineses na América Latina e na Ásia, campanhas de extrema-direita na Alemanha e tentativas russas de minar a saúde pública na África.

Para apoiadores de Trump, iniciativas como a do GEC eram vistas como desperdício de dinheiro público ou, em alguns casos, como tentativas de silenciar conservadores nos Estados Unidos. Elon Musk também criticou a agência em 2023, chamando-a de "o pior exemplo de censura e manipulação da mídia pelo governo dos EUA".

Apesar das críticas, o GEC teve um papel fundamental no financiamento de jornalistas locais em países alvo de regimes autoritários, com o objetivo de fortalecer a capacidade desses profissionais de divulgar informações e combater narrativas falsas em ambientes hostis.

Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Espaço para Anúncio 1
Espaço para Anúncio 2