Telescópio James Webb detecta sinais que podem indicar vida em planeta distante
Publicado em: 17/04/2025 08:10 | Categoria: Brasil
Cientistas utilizando o Telescópio Espacial James Webb identificaram sinais químicos na atmosfera do exoplaneta K2-18 b, localizado a 124 anos-luz da Terra, que podem indicar a presença de vida. Os gases detectados — sulfeto de dimetila (DMS) e dissulfeto de dimetila (DMDS) — são conhecidos na Terra por serem produzidos exclusivamente por organismos vivos, como o fitoplâncton marinho.
K2-18 b orbita na chamada "zona habitável" de uma estrela anã vermelha na constelação de Leão, uma região onde a água líquida pode existir na superfície. O planeta é 8,6 vezes mais massivo que a Terra e possui um diâmetro 2,6 vezes maior. Observações anteriores também identificaram metano e dióxido de carbono em sua atmosfera, fortalecendo a hipótese de que se trata de um "mundo oceânico" com potencial para abrigar vida microbiana.
Apesar do entusiasmo, os cientistas pedem cautela. A presença dos gases foi detectada com nível de confiança de 99,7%, mas ainda são necessárias mais análises para descartar cenários alternativos. Pesquisadores enfatizam que a descoberta não é uma prova definitiva de vida, mas sim uma possível bioassinatura que requer investigações futuras para ser confirmada.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.