Ativistas Antivacina Espalham Desinformação Sobre Surto de Sarampo no Texas
Publicado em: 17/04/2025 12:42 | Categoria: Tecnologia e Inovação
Ativistas antivacina ligados ao secretário de saúde dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., estão alegando falsamente que o surto de sarampo no Texas foi causado por uma “arma biológica” direcionada à comunidade menonita. Esses ativistas estão promovendo a venda de supostos tratamentos e curas pseudocientíficas, incluindo produtos que alegam ser impulsionados por inteligência artificial, para prevenir o contágio do sarampo.
As alegações foram feitas durante um webinar realizado por Mikki Willis, cineasta conhecido por teorias da conspiração e pela série de pseudodocumentários 'Plandemic', que disseminou desinformação sobre a COVID-19. Willis é cofundador da empresa de suplementos Rebel Lion, que promove um protocolo caro de “tratamento e prevenção do sarampo” em seu site, apresentado como solução para a crise.
Em seu discurso, Willis afirmou que o surto de sarampo é resultado de uma manipulação intencional contra a comunidade menonita, descrevendo o vírus como uma “arma biológica”. Ele incentivou o público a comprar o protocolo de prevenção vendido por sua empresa. No entanto, especialistas em saúde pública afirmam que o sarampo é uma infecção viral comum e totalmente evitável por meio da vacinação.
O surto de sarampo, que já resultou em mais de 560 casos no Texas e na morte de duas crianças, tem sido usado como base para desinformação disseminada por grupos antivacina. Declarações infundadas afirmam que as mortes foram causadas pela vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), o que foi desmentido por especialistas da Sociedade de Doenças Infecciosas dos EUA.
Imran Ahmed, diretor do Center for Countering Digital Hate, destacou que essa estratégia é típica de extremistas antivacina, que frequentemente exploram desinformação para ganhos políticos, financeiros ou sociais, prejudicando a saúde pública no processo.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.