Usuários relatam desconforto com ChatGPT utilizando seus nomes sem permissão
Publicado em: 18/04/2025 16:55 | Categoria: Tecnologia e Inovação
Recentemente, alguns usuários do ChatGPT notaram que o chatbot começou a se referir a eles pelo nome, mesmo sem nunca terem fornecido essa informação. Essa mudança inesperada gerou reações variadas e, em muitos casos, negativas. Desenvolvedores e entusiastas de IA descreveram a funcionalidade como "estranha" e "desnecessária", enquanto outros usuários expressaram confusão e desconforto nas redes sociais.
Ainda não está claro quando essa mudança ocorreu ou se está relacionada ao recurso de "memória" do ChatGPT, que permite ao chatbot personalizar respostas com base em conversas anteriores. Alguns usuários afirmaram que o comportamento ocorreu mesmo com a memória e as configurações de personalização desativadas.
Especialistas apontam que o uso de nomes pode transmitir intimidade, mas, quando feito de forma inadequada, pode parecer falso ou invasivo. A tentativa de humanizar o chatbot, como se ele entendesse a importância emocional de um nome, parece ter causado o efeito oposto para muitos usuários, trazendo à tona a natureza artificial da tecnologia.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.