Pílula oral da Eli Lilly para obesidade avança em testes clínicos
Publicado em: 17/04/2025 08:10 | Categoria: Mercado de Ações
A farmacêutica Eli Lilly anunciou nesta quinta-feira que sua pílula oral diária para obesidade, chamada orforglipron, atingiu os objetivos estabelecidos em um dos primeiros testes de fase avançada. O medicamento ajudou pacientes com diabetes tipo 2 a reduzir os níveis de açúcar no sangue e o peso corporal, apresentando uma segurança comparável às populares injeções disponíveis no mercado.
No estudo, a dose mais alta do orforglipron levou os pacientes a perderem, em média, 7,9% do peso corporal – cerca de 7,2 kg – após 40 semanas de uso. A empresa destacou que os pacientes não apresentaram um platô na perda de peso no final do estudo, indicando que o medicamento poderia gerar mais resultados com o tempo. No entanto, a redução dos níveis de hemoglobina A1c, métrica que mede os níveis de açúcar no sangue, ficou abaixo das expectativas de alguns analistas, variando entre 1,3% e 1,6%, enquanto o placebo reduziu em apenas 0,1%.
Cerca de 8% dos pacientes que tomaram a maior dose interromperam o tratamento devido a efeitos colaterais, principalmente problemas gastrointestinais como náuseas e vômitos, que foram classificados como leves a moderados. Entre os que usaram a dose mais alta, 14% apresentaram vômitos, 16% náuseas e 26% diarreia.
A pílula representa uma alternativa promissora aos tratamentos injetáveis, sendo mais conveniente e fácil de fabricar. Segundo a Eli Lilly, o orforglipron pode ajudar a ampliar o acesso aos tratamentos e aliviar a escassez de medicamentos injetáveis populares. A empresa planeja solicitar a aprovação regulatória do medicamento para obesidade até o final do ano e para diabetes em 2026.
O orforglipron se junta a outros medicamentos da classe GLP-1, que visam hormônios intestinais para suprimir o apetite e regular o açúcar no sangue. Contudo, ao contrário de medicamentos como Wegovy e Ozempic, a pílula da Eli Lilly não é baseada em peptídeos, o que facilita sua absorção no organismo e elimina a necessidade de restrições alimentares.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.