Califórnia processa Trump por tarifas comerciais consideradas ilegais
Publicado em: 16/04/2025 11:23 | Categoria: Mercado de Ações
O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, foram recebidos pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, ao chegarem ao Aeroporto Internacional de Los Angeles em 24 de janeiro de 2025, para visitar áreas afetadas pelos incêndios Palisades e Eaton.
Na quarta-feira, o estado da Califórnia anunciou que entrará com uma ação judicial contra Trump para barrar suas amplas medidas tarifárias, argumentando que sua agenda comercial protecionista é ilegal.
Será a primeira vez que um estado desafiará o governo Trump sobre o plano tarifário, que tem gerado volatilidade no mercado e tensões com aliados comerciais dos EUA. "Donald Trump não tem autoridade para impor unilateralmente o maior aumento de impostos de nossas vidas com suas tarifas destrutivas", declarou o governador Newsom em uma postagem na rede social X. "Estamos levando isso à Justiça."
O processo acusa Trump de uso indevido da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional para implementar seu plano de tarifas recíprocas, classificando a medida como "ilegal e sem precedentes", de acordo com o gabinete de Newsom.
Ainda segundo o estado, as tarifas causam "danos imediatos e irreparáveis à Califórnia, maior economia e centro de manufatura e agricultura dos EUA". A ação será apresentada no Tribunal Distrital dos EUA no norte da Califórnia, buscando invalidar as tarifas.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.