Ações da UnitedHealth despencam 20% após previsão de lucro ser reduzida
Publicado em: 17/04/2025 11:59 | Categoria: Mercado de Ações
As ações da UnitedHealth Group caíram 20% nesta quinta-feira após a empresa revisar para baixo sua previsão anual de lucro, citando custos médicos mais altos do que o esperado nos planos privados do Medicare Advantage.
Os resultados negativos da gigante de saúde, considerada um termômetro do setor de seguros, levantaram alertas para outras empresas que operam com planos Medicare Advantage, segundo analistas de Wall Street. O setor já enfrenta desafios em 2024 devido a cortes nos pagamentos governamentais, aumento nos custos médicos e a recente morte do executivo-chefe da UnitedHealthcare, Brian Thompson.
A UnitedHealthcare é a maior provedora de planos Medicare Advantage nos EUA. No mercado, as ações de concorrentes como Humana caíram 5%, Elevance Health perdeu mais de 1%, e CVS recuou 2%. Já a Cigna, que não opera com Medicare Advantage, viu suas ações subirem quase 1%.
Segundo o analista Ryan Langston, da TD Cowen, os resultados do primeiro trimestre da UnitedHealth mostram sinais preocupantes de custos médicos acelerados nessa área. Ele destacou que a empresa já havia antecipado o aumento desses custos em 2023, mas os números divulgados agora colocam em dúvida as projeções anuais de todas as seguradoras.
O aumento nos custos médicos tem afetado todo o setor de seguros, à medida que mais idosos voltam a realizar procedimentos adiados durante a pandemia de Covid-19, como cirurgias de substituição de quadril e joelho. No entanto, o impacto não havia sido tão significativo para a UnitedHealthcare até então.
Andrew Mok, analista do Barclays, afirmou que o cenário pode ser menos problemático para empresas como Humana e CVS, que reduziram presença em mercados não lucrativos do Medicare Advantage. Por outro lado, pode ser mais desafiador para companhias que aumentaram sua participação nesse segmento, como Elevance Health.
Durante uma chamada de resultados, o CEO do UnitedHealth Group, Andrew Witty, afirmou que o aumento na utilização dos serviços de saúde no Medicare Advantage foi muito maior do que o planejado, especialmente em consultas médicas e serviços ambulatoriais. Ele classificou esse cenário como "muito incomum".
Além disso, a UnitedHealth enfrenta uma investigação governamental sobre práticas de cobrança no Medicare e desafios na unidade de saúde Optum, que administra benefícios de farmácia e negocia descontos de medicamentos. Mesmo assim, Witty afirmou que a empresa está tomando medidas para melhorar os resultados e acredita que os problemas podem ser resolvidos até 2026.
As seguradoras, no entanto, devem receber um alívio em 2025, após o governo Trump anunciar em abril um aumento substancial nas taxas de reembolso para os planos Medicare Advantage, revisando uma proposta anterior da administração Biden.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.