Axio News Logo

FMI aprova US$ 129 milhões em ajuda emergencial para Mali

Publicado em: 16/04/2025 16:34 | Categoria: Macroeconomia

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou a liberação de US$ 129 milhões (SDR 93,3 milhões) para o Mali por meio da Janela de Choque Exógeno do Instrumento de Crédito Rápido (RCF). A decisão busca atender às necessidades urgentes de balanço de pagamentos decorrentes de enchentes severas que atingiram o país em 2024, causando danos significativos à infraestrutura, agricultura e meios de subsistência.

O financiamento será utilizado para importar itens essenciais e reconstruir infraestruturas críticas, além de apoiar os esforços do governo para proteger os mais vulneráveis e enfrentar a crescente insegurança alimentar. Paralelamente, um Programa Monitorado por Funcionários (SMP) de 11 meses foi implementado, com foco em reforçar a estabilidade macroeconômica, melhorar a governança fiscal e fortalecer a rede de proteção social.

Entre as reformas previstas no SMP estão o aumento da arrecadação doméstica por meio da ampliação da base tributária, melhorias na administração fiscal e aduaneira, e maior eficiência nos gastos públicos. Também está incluído um plano para sanear as finanças de empresas estatais, como a fornecedora de energia Énergie du Mali (EDM), garantindo investimentos públicos e a proteção de famílias em situação de vulnerabilidade.

O FMI destacou a necessidade de maior transparência no uso dos recursos do RCF e de um plano de médio prazo para eliminar os atrasos no pagamento de dívidas internas e externas. Apesar de o risco de endividamento ser considerado moderado, desafios como a queda na produção de ouro, insegurança persistente e cortes na assistência internacional podem pressionar ainda mais a economia do Mali em 2025.

Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Espaço para Anúncio 1
Espaço para Anúncio 2