Zelensky acusa Rússia de descumprir trégua de Páscoa
Publicado em: 20/04/2025 08:40 | Categoria: Brasil
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou as forças russas de violarem um cessar-fogo de 30 horas declarado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante o Domingo de Páscoa. Em comunicado nas redes sociais, Zelensky afirmou que, enquanto Moscou finge respeitar a trégua, ataques isolados continuam a ocorrer em diversas regiões da linha de frente.
Segundo Zelensky, 59 bombardeios ocorreram e cinco ofensivas russas foram registradas na manhã de domingo. Ele também relatou ataques de artilharia e drones na região russa de Kursk, onde tropas ucranianas recuaram recentemente. A Rússia ainda não se pronunciou sobre as acusações, e as informações não foram verificadas de forma independente.
Embora não tenham sido reportados ataques de mísseis ou drones em grande escala, Zelensky criticou a iniciativa de Putin, chamando-a de uma tentativa de manipular a opinião pública. Ele também propôs estender o cessar-fogo por 30 dias para testar as intenções reais da Rússia.
Putin havia anunciado a trégua durante uma reunião televisionada, mas alertas de ataques aéreos ainda soavam pela Ucrânia. A proposta de extensão do cessar-fogo pela Ucrânia foi aceita pelos EUA, que condicionam o progresso das negociações de paz à redução de sanções contra a Rússia e ao fim do envio de armas ao país.
Enquanto isso, combates continuam em várias frentes, e as forças russas avançam gradualmente. No sábado, Moscou afirmou ter retomado o controle de uma vila em Kursk, além de realizar uma troca de prisioneiros com a Ucrânia, libertando centenas de combatentes de ambos os lados em um acordo mediado pelos Emirados Árabes Unidos.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.