VanEck lança ETF focado na economia on-chain com aprovação regulatória
Publicado em: 16/04/2025 20:10 | Categoria: Criptomoedas
A VanEck recebeu aprovação regulatória para o lançamento do Onchain Economy ETF, um fundo gerido ativamente que oferece exposição a empresas ligadas ao ecossistema de ativos digitais. Com o ticker NODE, o fundo deverá ser lançado em 14 de maio.
O NODE investirá em ações de empresas do setor cripto, incluindo exchanges públicas, mineradoras, operadores de data centers, empresas de pagamento, fabricantes de hardware e gestores de ativos. Até 25% dos ativos podem ser alocados a produtos negociados em bolsa (ETPs) vinculados a criptomoedas. A taxa de gestão do fundo será de 0,69%.
O fundo buscará acompanhar a transição de operações financeiras e industriais tradicionais para modelos baseados em blockchain. Diferente de ETFs de criptoativos à vista, o NODE não terá exposição direta a criptomoedas, focando em empresas públicas com envolvimento estratégico no setor de ativos digitais ou infraestrutura blockchain.
De acordo com o arquivo regulatório, pelo menos 80% dos ativos líquidos do fundo serão destinados a valores mobiliários de "Empresas de Transformação Digital", ou instrumentos relacionados a ativos digitais. Ele também permitirá investimentos em títulos internacionais, recibos depositários e instrumentos vinculados a commodities.
Além disso, o ETF incluirá uma subsidiária offshore nas Ilhas Cayman, possibilitando exposição indireta a instrumentos de ativos digitais, como futuros de commodities e swaps, sem violar regulamentações fiscais dos EUA. A exposição a esta subsidiária será limitada a 25% dos ativos totais do fundo em cada trimestre. Stablecoins serão excluídas do escopo de investimentos, com prioridade para empresas que participem ativamente de modelos de negócios baseados em blockchain.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.