EUA podem abandonar negociações de paz entre Rússia e Ucrânia em breve
Publicado em: 18/04/2025 10:04 | Categoria: Commodities
Os Estados Unidos indicaram que podem abandonar os esforços para mediar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia se não houver progresso significativo nos próximos dias, afirmou o Secretário de Estado Marco Rubio nesta sexta-feira.
"Não vamos continuar com isso por semanas ou meses. Precisamos determinar muito rapidamente, em questão de dias, se isso será viável nas próximas semanas", declarou Rubio.
O secretário esteve em Paris para reuniões com líderes europeus e ucranianos sobre a guerra na Ucrânia. Segundo ele, embora o tema seja importante, há outras questões que também merecem atenção.
O presidente Donald Trump prometeu encerrar rapidamente a guerra na Ucrânia e seus diplomatas têm mantido contato com ambas as partes para negociar um acordo de paz. No entanto, o progresso nas negociações tem sido limitado, e os EUA agora sinalizam que podem abandonar os esforços.
Apesar das dificuldades nas negociações de paz, os EUA e a Ucrânia avançaram em um acordo sobre minerais nesta semana. Na quinta-feira, ambos os países assinaram um memorando de intenções para finalizar um acordo de parceria de recursos minerais e um fundo de reconstrução.
"Estamos felizes em anunciar a assinatura, com nossos parceiros americanos, de um Memorando de Intenções que abre caminho para um Acordo de Parceria Econômica e o estabelecimento do Fundo de Investimento para a Reconstrução da Ucrânia", escreveu Yulia Svyrydenko, vice-primeira-ministra e ministra da Economia da Ucrânia, na plataforma X.
O objetivo do memorando é concluir as negociações finais sobre o acordo até 26 de abril, com a assinatura final ocorrendo logo em seguida.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.