Brasil busca fortalecer BRICS em meio a tensões comerciais globais
Publicado em: 17/04/2025 15:47 | Categoria: Brasil
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o protecionismo dos Estados Unidos e as recentes tensões comerciais impulsionam o fortalecimento do BRICS, bloco liderado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Durante encontro do grupo em Brasília, Fávaro destacou as oportunidades para o agronegócio brasileiro, especialmente após a decisão da China de suspender licenças de exportação de frigoríficos dos EUA, o que pode abrir espaço para o Brasil ampliar sua participação na exportação de carne bovina.
O BRICS representa 30% das terras agrícolas e metade da população mundial, além de abrigar mais da metade dos estabelecimentos agrícolas familiares do planeta, responsáveis por 80% da produção global de alimentos. O bloco, que será presidido pelo Brasil em 2024, foi recentemente ampliado com a entrada de novos membros, incluindo Egito, Emirados Árabes Unidos e Indonésia.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.