Banco digital europeu Bunq se prepara para expandir nos EUA
Publicado em: 16/04/2025 15:18 | Categoria: Tecnologia e Inovação
O banco digital holandês Bunq, o segundo maior da Europa, deu início à sua estratégia de expansão para os Estados Unidos ao solicitar uma licença de corretor com reguladores americanos. Esta licença permitirá que o Bunq ofereça aos usuários nos EUA opções de investimento, como ações, ETFs e fundos mútuos, além de ferramentas de gestão financeira, incluindo transferências automáticas e cartões de débito com suporte da Mastercard.
A expansão será feita em duas etapas, com a licença de corretor sendo a primeira fase. O Bunq planeja usar essa abordagem gradual para coletar dados e feedback dos usuários antes de solicitar uma licença bancária completa nos EUA ainda este ano. Com esta licença, o banco poderá funcionar como uma instituição bancária totalmente regulamentada, oferecendo contas de depósito, poupança e crédito diretamente.
O fundador e CEO do Bunq, Ali Niknam, afirmou que a expansão está alinhada com a missão de atender um público crescente de usuários “independentes de localização”, como nômades digitais, expatriados, trabalhadores remotos e empreendedores globais. Segundo ele, “nossos usuários vivem um estilo de vida internacional e precisam de um banco que também seja global.”
Com sede em Amsterdã, o Bunq não possui agências físicas, operando exclusivamente de forma online. O banco já conta com 17 milhões de usuários na Europa e registrou um lucro de €85,3 milhões em 2024, um aumento de 65% em relação ao ano anterior. A empresa planeja reinvestir esses lucros em sua expansão internacional, com foco especial nos Estados Unidos.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.