Relatório destaca avanços do Quênia no acesso à energia e cozinhas limpas
Publicado em: 17/04/2025 01:26 | Categoria: Energia e Renováveis
O Quênia está avançando rapidamente para alcançar o acesso universal à eletricidade até 2030, segundo um novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA). O país ampliou o acesso à eletricidade de 37% em 2013 para 79% em 2023, com áreas urbanas já com cobertura completa. O projeto Last Mile Connectivity (LMCP), iniciado em 2015, foi fundamental para conectar 9 milhões de pessoas em áreas rurais e reduzir quase pela metade o número de pessoas sem acesso. Até o final de 2025, mais 280 mil residências devem ser conectadas.
O Quênia também lidera a adoção de soluções solares fora da rede elétrica, representando quase 75% das vendas de sistemas solares domésticos na África Oriental em 2023. Atualmente, 20% das famílias quenianas utilizam mini-redes ou sistemas solares autônomos. Fontes de energia limpa, como geotérmica, hídrica, eólica e solar, representam 90% da geração de eletricidade do país. Projetos como o Parque Eólico do Lago Turkana, o maior do continente africano, destacam o potencial renovável do país.
No entanto, milhões de famílias ainda dependem de combustíveis poluentes para cozinhar, como lenha e carvão. A Estratégia Nacional de Transição para Cozinhas Limpas do Quênia, lançada recentemente, prevê alcançar acesso universal a soluções limpas até 2028. O relatório da IEA recomenda integrar o acesso a cozinhas limpas ao planejamento energético mais amplo, abordando desafios como altos custos e cadeias de suprimento instáveis.
O governo queniano também modernizou a regulação do setor elétrico, permitindo investimentos privados em redes de transmissão e distribuição desde 2024. Apesar disso, as perdas nas redes de energia ainda são altas, atingindo 23% em 2023. Soluções como redes inteligentes e melhor gestão estão sendo avaliadas para reduzir essas perdas e aumentar a eficiência.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.