Kirgistão autoriza criação de moeda digital emitida pelo banco central
Publicado em: 18/04/2025 17:37 | Categoria: Criptomoedas
O Kirgistão aprovou oficialmente o desenvolvimento de uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC), após a assinatura de uma nova legislação pelo presidente Sadyr Zhaparov. A futura 'som digital' terá status de moeda oficial no país.
A lei constitucional, assinada em 17 de abril, concede ao Banco Nacional da República do Kirgistão a autoridade exclusiva de emitir e regular a versão digital da moeda nacional. O banco central também será responsável por gerenciar a plataforma que dará suporte à circulação da moeda e supervisionar seu funcionamento.
Embora a base legal esteja estabelecida, as autoridades kirguises ainda não decidiram pela implementação integral da moeda digital. A decisão final está prevista para até o final de 2026. Enquanto isso, o banco central planeja iniciar os testes do sistema ainda este ano.
Caso a moeda seja lançada, o governo deverá implementar medidas de segurança, como protocolos de criptografia, para prevenir abusos e garantir a integridade das transações.
Com essa iniciativa, o Kirgistão se junta a mais de 100 países que estão explorando o uso de CBDCs, enquanto apenas um pequeno grupo, incluindo Bahamas, Nigéria, Zimbábue e Jamaica, já lançou moedas digitais oficiais.
O anúncio também segue uma série de iniciativas ligadas a ativos digitais no país. No começo de abril, o Kirgistão assinou um acordo de cooperação com o ex-CEO da Binance, Changpeng Zhao, para receber orientações sobre regulamentação blockchain e crescimento do setor de criptomoedas.
Além disso, o país possui vantagens estratégicas para infraestrutura ligada ao setor cripto, graças à sua abundante capacidade hidrelétrica. Mais de 30% da energia do Kirgistão já vem de hidrelétricas, e grande parte desse potencial ainda está inexplorado, o que pode beneficiar operações de blockchain que demandam alta energia.
Apesar do interesse crescente de governos, as CBDCs enfrentam críticas de defensores da privacidade, que apontam riscos relacionados à vigilância e ao controle centralizado. As autoridades kirguises, no entanto, garantem que o foco será na estabilidade financeira, inovação e nos benefícios de longo prazo para empresas e cidadãos.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.