França enfrenta caos na rede elétrica com excesso de oferta
Publicado em: 18/04/2025 15:43 | Categoria: Commodities
A França está lidando com problemas causados por um excesso de oferta de eletricidade, alertou a operadora da rede elétrica nacional, RTE. Em uma carta enviada no dia 11 de abril, a RTE repreendeu fornecedores e comerciantes de energia por violações frequentes das regras básicas, o que tem desestabilizado o equilíbrio energético do país e gerado medidas de emergência custosas.
O problema é impulsionado por uma combinação de alta produção de energia nuclear, renováveis e importações, enquanto a demanda doméstica permanece baixa. A produção solar e eólica está em alta, e os incentivos para produtores reduzirem a geração quando os preços caem abaixo de zero têm tornado o mercado instável.
Após retomar a posição de maior exportador de energia da Europa no ano passado, graças à reativação de sua frota nuclear, a França agora enfrenta estresse na rede, restrições nas exportações e flutuações nos preços da energia. A RTE destacou que é obrigatório por lei que os fornecedores enviem previsões precisas de produção para o dia seguinte e mantenham o equilíbrio entre oferta e demanda de energia. Quando isso não ocorre, a operadora é obrigada a intervir, implementando medidas caras, como interromper a produção, solicitar ajuda de redes vizinhas ou reduzir o consumo.
Em julho, a França anunciou um plano para limitar as exportações de energia para países vizinhos, e em setembro os preços da eletricidade ficaram negativos devido à queda na demanda combinada com o aumento da geração renovável, evidenciando os desafios de gerenciar uma rede que depende parcialmente de fontes intermitentes.
Reportagem – Equipe de Jornalismo da Axio News – Subsidiária da Axio Investments.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.